quarta-feira, 1 de abril de 2020

EU E MINHA SOMBRA

EU E MINHA SOMBRA

Na hora dourada do poente,
Quando tudo é luz e brilho,
O sol n'água faz seu trilho:
Bola de fogo esplendente,    
Onde caminho andarilho...

Súbito senti, porém,
Comigo alguma presença...
Embora não tenha crença
Em coisas d'aquém ou além,
Perscrutei a tarde imensa:

Tão comprida minha sombra
A alongar-se atrás de mim...!
Tão extensa era por fim,
Que inusitada me assombra
A caminho do jardim. 

Sorri ao sol que partia:
Ao me ver assim sozinho
Caminhar pelo caminho
Fez fazer-me companhia
Essa sombra que adivinho!

De facto, a mim bem pregada,
Sem expressão nem careta,
A sombra é forma completa.
Pois, ela era sem ser nada
Além de minha silhueta.

Vi andando ao sol se pondo
Minha sombra me seguindo.
Tudo pareceu mais lindo:
Nem pergunto nem respondo,
N'ela sei me despedindo...

Betim - 01 04 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário